© 2019 by PRIMORDIAL Consultoria e Sistemas.

5 dicas para aumentar a lucratividade com inteligência

June 16, 2016

5 dicas para aumentar a lucratividade com inteligência

Atualmente com toda instabilidade econômica e concorrência cada vez mais forte, ter inteligência na gestão proporciona o crescimento dos negócios. Entretanto, se o comércio eletrônico consegue fidelizar e gerir com mais facilidade as operações, o varejo físico enfrenta outros desafios para buscar soluções que garantam eficiência nas lojas. Vejamos alguns recursos que apoiam com inteligência e estratégia para gestão:

 

Monitoramento dos clientes – acompanhar os passos dos consumidores dentro e fora da loja traz insights importantes para o lojista, pois possibilita análises completas sobre pontos como: atratividade da vitrine, índices de conversão e indicação de locais mais “vendáveis” do estabelecimento.

 

Experiência de Compra – Segundo pesquisa da Ipsos e Paypal as compras online por smartphones ou tablets no Brasil totalizaram R$ 15,1 bilhões em 2014. Respeitando a geração millennials com o mobile first, o processo de venda na loja atualmente também pode ser realizado através de dispositivos mobile. Hoje é comum em um atendimento presencial termos o advento da mobilidade que pode ser conciliada no atendimento trazendo agilidade, durante o processo de venda o vendedor acompanha o cliente percorrendo seções e/ou showroom já registrando os desejos do cliente. Neste processo evitamos uma etapa de negociação após a escolha dos produtos, todo o processo é realizado real time, garantindo eficiência ao processo.

 

E como se pode conferir na imagem abaixo, o Varejo TOTVS investiu em uma plataforma que não diferencia a interface da aplicação do tablet para solução de PDV desktop, facilitando também o treinamento dos funcionários, responsáveis por essa experiência.

 

 

Comissões de Vendedores e Parceiros – Ações pertinentes a administração de comissões por seções/departamento, podem ser facilmente definidas para os vendedores, criando amarrações onde cada vendedor receba sua correta comissão por categoria de produto, entre outras formas de comissionar. Sem esquecer de arquitetos, empreiteiros e indicadores, cujo controle a cada venda é tão importante para a cadeia de valor desse negócio.

 

Cronograma de ações – por fim, a criação de um planejamento estratégico facilita a compreensão ao longo do tempo das áreas de evolução do varejo e onde é preciso investir para ter uma melhor gestão. Ter integração com sistemas de CRM, por exemplo,  que apresentem diariamente dados sobre aniversário dos clientes, tempo médio para novas compras, ticket médio gasto em cada cupom entre outras informações podem incrementar ainda mais o relacionamento e consequentemente a receita do varejista.

 

Visões Táticas e Gerenciais – Informações gerenciais e estratégicas são necessárias para a administração do dia a dia do varejista. Imagine fazer isto em interfaces como na imagem abaixo, em que o ambiente TOTVS Gestão Comercial Varejo auxilia na visão rápida de consultas como: Desempenho Comercial, faturamento por seções, categorias, CMV, preço médio aplicado, vendas por hora, comparativos de vendas por período, entre outros KPI´s, numa só tela, tratando o conceito de Cockpit. Ou ainda visões em forma gráfica como; ranking de vendas por categoria, ticket médio de vendas, top 10 de clientes, são alguns dos indicadores gerenciais que a gestão disporá on-line.

 

A TOTVS tem a solução ideal para integrar e controlar todos os processos da sua empresa. Venha conhecer e fazer parte desta parceria de sucesso! Entre em contato conosco da PRIMORDIAL para viabilizamos uma visita, ou uma demostração virtual.

 

 

Fontes: varejista.com.br e marketingnovarejo.com.br

Tags:

Please reload

Posts Em Destaque

Confissões de um Auditor

November 7, 2018

1/3
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags